quinta-feira, 3 de junho de 2010

A anatomia dos dentes


Eles servem para cortar, rasgar, esmagar e triturar alimentos. E ainda têm um importante papel na fala.


A arcada dentária se apóia no osso maxilar, que recebe o nome de alveolar nessa parte que circunda os dentes. A parte mecânica da digestão – cortar e triturar os alimentos – é realizada por eles. Além dessa função, os dentes desempenham importante papel na fala.
Cada dente é constituído por esmalte (camada mais externa, dura e resistente), dentina (tecido situado abaixo do esmalte e que provoca dor se exposto a ácidos, doces e bebidas frias ou quentes) e a polpa (tecido mole e rosado, no centro do dente, extremamente sensível). Temos duas dentições, a leite, ou descídua, formada por 20 dentes, e a definitiva, com um total de 32 dentes.


Tipos de dentes definitivos

São quatro os tipos. Eles se diferem pela forma e pela função.
Incisivos (8)
Dentes anteriores com borda afilada, em forma de lâmina de faca. São usados para cortar os alimentos.
Caninos (4)
Têm forma pontiaguda ou de cúspide. Também conhecidos como presas. São usados para rasgar os alimentos.
Pré-molares (8)
Possuem duas pontas aguçadas ou duas cúspides pontiagudas. Servem para esmagar e triturar.
Molares (12)
Têm cúspides largas na superfície de mastigação. Trituram os alimentos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como é que é, doutor?



Saiba o que seu dentista está querendo dizer quando tenta explicar o que você tem...
Cárie
Destruição do tecido dental por ácidos liberados pelas bactérias da placa depositada na superfície dos dentes. Se não for tratada, destrói o dente e mata sua inervação interior.
Película incolor e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. É a principal causa de cáries.
Tártaro
Aparece quando a placa bacteriana se endurece sobre o esmalte devido ao depósito de minerais. Sua acumulação leva à ocorrência de cáries e de infecções de gengiva.
Inflamação da gengiva causada por depósitos de placa bacteriana. Essa produz toxinas que alcançam o tecido gengival.
Periodontite
Fase avançada da gengivite em que o osso e as fibras que sustentam e fixam os dentes sofrem danos irreversíveis. Se não for controlada, a lesão fará com que os dentes se desloquem ou amoleçam.
Pulpite
Inflamação dolorosa da polpa dentária causada por cáries e feridas bucais.
Aftas
Pequenas ulcerações dolorosas que surgem na mucosa bucal. A causa é desconhecida.
Herpes oral
Infecção causada pelo vírus de herpes simples, que se manifesta com feridas dolorosas nas gengivas ou em outras partes da boca. A reativação do vírus, normalmente propiciada por resfriado, febre ou ansiedade, pode causar bolhas.
Candidíase
Infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se reconhece pela formação de placas de cor amarela ou avermelhada na superfície úmida da boca. Ocorre com mais freqüência em recém-nascidos, em pessoas imunodeprimidas (aids) e naquelas que usam prótese dentária.
Leucoplasia
Placa esbranquiçada e espessa no interior da bochecha, da língua e das gengivas que se associa, entre outras coisas, ao tabagismo. Se convertem em câncer 5% dos casos.
Sensibilidade dental
Sensação desagradável ou dolorosa que aparece sobretudo ao ingerir bebidas e alimentos frios ou quentes. Ocorre devido ao desgaste da superfície dental ou pela retração do tecido gengival.
Halitose
Presença de mau hálito que, na maioria dos casos (90%), se deve à má higiene e saúdebucal.
Bruxismo
Hábito inconsciente que consiste em apertar e ranger os dentes, provocando dores.

sábado, 24 de abril de 2010

A busca da escova de dente perfeita

Saiu um reportagem interessante na revista Época sobre os vários modelos de escova de dente que existem hoje no mercado.

De acordo com a autora da reportagem, ela testou 27 modelos nos últimos 30 dias. "A experiência é parecida com a de dirigir carros de marcas e tamanhos diferentes. Há sempre uma que se encaixa melhor. Mas há qualidades e defeitos indiscutíveis em todas elas."

Muitos modelos de alto impacto, deu até vontade de experimentar algumas delas.

Veja a reportagem completa aqui: A busca da escova perfeita

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dispenser de pasta de dente

Navegando por ai, esbarrei com esse outro dispositivo para facilitar a aplicação de pasta de dente na escova.

O pequeno aparelho vem com um adesivo para ser fixado na parede e basta encaixar o tubo na parte superior e ele estará pronto para ser usado.


Depois é só apertar o botão para a pasta sair na quantidade que você deseja. Pode ser um bom incentivo para a criançada escovar os dentes, desde que não exagerem.


O que ainda não consegui descobrir é como o conteúdo sai do tubo e vai para o dispositivo.


Pasta de pão-duro

Aqui uma divertida e prática artimanha para retirar até o último resto de creme dental do tubo. Uma forma bacana de evitar desperdício.


A embalagem fica presa em um cilindro e basta girar para que a pasta saia. Para completar, uma base com ventosa para deixar o "pão-duro" sempre à mão. Em várias opções de cores.

Dente implantado em olho ajuda cego a voltar a enxergar

Um irlandês que ficou cego após uma explosão recuperou parte da visão depois de ter um dente de seu filho implantado na cavidade ocular durante uma cirurgia em Brighton, na Inglaterra.
Robert McNichol tinha perdido a visão há dois anos, quando uma explosão de alumínio líquido o atingiu no centro de reciclagem onde trabalhava.


Os médicos que o trataram afirmaram que nada poderia ser feito sobre sua cegueira, mas um professor da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, sugeriu a McNichol que visitasse o cirurgião Christopher Liu, do Hospital do Olho de Sussex, em Brighton.


Liu realizou a cirurgia conhecida como Osteo Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês), que consiste em implantar na cavidade ocular uma prótese criada com a raiz viva do dente acoplada a um cilindro ótico. Esta prótese funciona como uma nova "ponte", capaz de sustentar a lente intra-ocular, que substitui a córnea danificada do paciente.


Para realizar a prótese, Liu usou um dos dentes caninos e parte da gengiva do filho do paciente, considerado o melhor doador depois de vários exames.


Desde a cirurgia, que durou 16 horas e foi realizada em dezembro de 2007, ele já recuperou parte da visão direita. Segundo os médicos, a visão esquerda não poderá ser recuperada pois foi muito danificada.


"Eu saí da escuridão para a luz", disse o paciente. "Eu posso ver televisão, andar na rua sozinho, ver meus filhos e minha esposa. É inacreditável", afirmou McNichol ao jornal britânico The Independent.


Olho por dente


Realizada pela primeira vez na década de 60 na Itália, a OKPP é indicada em casos nos quais o transplante de córnea convencional não soluciona o problema de visão do paciente.


A porta-voz do Hospital do Olho de Sussex disse à BBC Brasil que apesar de rara, a cirurgia já foi realizada pelo médico várias vezes e que ele é um especialista neste tipo de implante.


De acordo com o Independent, estima-se que o custo do procedimento cirúrgico na Grã-Bretanha seja de aproximadamente 40 mil euros (R$100 mil).


Antes da operação, McNichol foi alertado pelos médicos que ele teria 65% de chances de voltar a enxergar depois da cirurgia.


"A aparência não é muito boa, na verdade. Eu pareço o 'Exterminador do Futuro', mas não me importo", afirmou o paciente ao jornal.



quinta-feira, 22 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Implantes dentários sem cortes

Normalmente é preciso se tratar durante três meses para fazer um implante, além de passar por cirurgia e outros desconfortos. Mas foi apresentado, recentemente, no 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, um sistema totalmente computadorizado que realiza implantes sem cortes, sangramentos ou dor. Chamado Slice Guide, funciona assim:


Primeiro é feita uma tomografia em três dimensões do paciente para que o profissional visualize toda a sua estrutura crânio facial.


A imagem é passada para um computador, onde, por meio de um software específico, o cirurgião programa a operação, decidindo o local exato onde será feita a colocação do implante.


Feito o planejamento virtual da cirurgia, as informações são passadas para um guia cirúrgico (molde), ou seja, uma placa com tubos de titânio que dão a direção e a profundidade do implante. “A vantagem é que o paciente não precisa ficar com a gengiva aberta, exposta durante horas para que o profissional possa estudar onde colocará o pino”, explica o Dr. Rodolfo Candia, diretor da Conexão Sistemas de Prótese, empresa brasileira que desenvolveu a técnica.


Sob anestesia local, a placa é posicionada dentro da boca do paciente e uma perfuração mínima (como uma punção), no local marcado, é feita na gengiva até o osso. Por fim é fixado o pino.


A empresa ainda oferece aos laboratórios protéticos um moderno sistema de confecção do dente para o implante, que possibilita a modelagem em apenas um dia. No método tradicional (que molda manualmente o dente em uma cera) é necessário aguardar, em média, três dias para a elaboração da prótese.

Início...

O Vitrine Odontológica foi concebido com o propósito de facilitar a relação Cirurgião-Dentista / Dental na compra de artigos odontológicos.
Nosso objetivo é apenas divulgar, sem fazer uso de intermediários ou atravessadores,  produtos das dentais, simplificando o processo de compra/reposição de materiais nas clínicas dos Cirurgiões Dentistas.
Com uma ferramenta de busca completa, rápida e simples, o Cirurgião Dentista pode procurar produtos por preço, tipo, especialidade ou proximidade de seu consultório.


Com esse propósito, esse blog tem o objetivo de complementar o site, divulgando notícias relacionadas ao mundo odontológico, novos produtos, novas tecnologias, noticiar vagas de empregos, congressos, eventos e muito mais.
Esse será um canal de divulgação do portal.

Sejam bem vindos.

Equipe do Vitrine Odontológica