Normalmente é preciso se tratar durante três meses para fazer um implante, além de passar por cirurgia e outros desconfortos. Mas foi apresentado, recentemente, no 28º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, um sistema totalmente computadorizado que realiza implantes sem cortes, sangramentos ou dor. Chamado Slice Guide, funciona assim:
Primeiro é feita uma tomografia em três dimensões do paciente para que o profissional visualize toda a sua estrutura crânio facial.
A imagem é passada para um computador, onde, por meio de um software específico, o cirurgião programa a operação, decidindo o local exato onde será feita a colocação do implante.
Feito o planejamento virtual da cirurgia, as informações são passadas para um guia cirúrgico (molde), ou seja, uma placa com tubos de titânio que dão a direção e a profundidade do implante. “A vantagem é que o paciente não precisa ficar com a gengiva aberta, exposta durante horas para que o profissional possa estudar onde colocará o pino”, explica o Dr. Rodolfo Candia, diretor da Conexão Sistemas de Prótese, empresa brasileira que desenvolveu a técnica.
Sob anestesia local, a placa é posicionada dentro da boca do paciente e uma perfuração mínima (como uma punção), no local marcado, é feita na gengiva até o osso. Por fim é fixado o pino.
A empresa ainda oferece aos laboratórios protéticos um moderno sistema de confecção do dente para o implante, que possibilita a modelagem em apenas um dia. No método tradicional (que molda manualmente o dente em uma cera) é necessário aguardar, em média, três dias para a elaboração da prótese.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Implantes dentários sem cortes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário